top of page

A telenovela

Já dizia Janete Clair que “Novela é como um novelo que vai se desenrolando aos poucos”.

 

Com um emaranhado de enredos, núcleos que se entrelaçam e trama que se desenvolve aos poucos, tendo sua resolução apenas no último capítulo, a telenovela acompanha o telespectador por um período entre seis e oito meses.

 

A origem da palavra telenovela é de origem castelhana, tele “de televisão” e novela, um gênero literário que deriva do francês nouvelle - a narração de um fato ou acontecimento em capítulos, criando identificação, envolvimento e emoções no espectador, que pode ser uma adaptação de um romance, peça teatral ou conto. Tanto no Brasil, quanto em Cuba, é aceito a abreviação “novela”, mas em demais países da Europa e Portugal, é chamado de telenovela, para diferenciar da literatura.

 

Desde os primórdios, as pessoas gostam de ouvir histórias. Essas tramas - sejam em forma de romance, lenda ou conto de fada - foram sendo transmitidas de geração em geração. Muitos dos enredos dos folhetins de hoje se baseiam em histórias contadas há mais de dois mil anos.

 

Para a pesquisadora Maria Lourdes Motter, do Núcleo de Estudos de Telenovela da USP, o motivo de as novelas fazerem tanto sucesso é o fato de, “apesar de mudarem conforme o gênero, o autor e a época, tratam de questões milenares como encontro, separação, traição, segredo, mistério e disputas”

No cenário da casa de Tufão e Carminha, de Avenida Brasil, na cidade cenógrafica do PROJAC, local onde são produzidas as melhores telenovelas do mundo

Copyright 2012                                   A novela, seus usos sociais e o consumo - "O Clone": um exemplo prático

  • c-blogger
bottom of page