top of page

Ao abordar a questão da reforma agrária em Verão Vermelho, Dias Gomes foi dos autores percursores do chamado merchandising social

Merchadising Social

O que é? Como, quando e por quem começou a ser usado? Contribui de fato com a sociedade?

Até os anos 70, as novelas brasileiras tinham suas tramas reduzidas a adaptações de livros ou de novelas latinas, carregadas de melodrama. Durante os anos dourados, no entanto, observamos uma revolução nas telenovelas: os folhetins televisivos passaram a contar histórias cotidianas, baseadas no povo brasileiro.



O efeito foi imediato: por se identificarem com o que era retratado, os brasileiros começaram a assistir cada vez mais novelas e se inspirarem com elas. Ora, se os modismos referentes à vestimenta, expressões e cortes de cabelo poderiam ser incorporados, por que não usar desse poder para conscientizar um povo ainda pouco letrado?



Ecologia, saúde, reforma agrária, novos costumes... Tudo passou a ser retratado na telinha. O que começou com Dias Gomes em 1970, na novela Verão Vermelho (Globo, 1970), tornou-se quase obrigatório nos anos 90, quando os autores fizeram grande uso do chamado merchandising social, inserções de problemáticas sociais de interesse público.

Copyright 2012                                   A novela, seus usos sociais e o consumo - "O Clone": um exemplo prático

  • c-blogger
bottom of page